Decifrando o Pirarucu

Decifrando o Pirarucu

19, Mar José Eduardo Kroll

O sequenciamento do genoma do pirarucu foi destaque nacional e internacional, envolvendo pesquisadores da UFPA, UFRN, assim como membros da DUNA Bioinformatics.

Segundo o professor Sandro de Souza, professor titular da UFRN e cofundador da DUNA Bioinformatics, a pesquisa acerca do sequenciamento do genoma do pirarucu permite o desenvolvimento de testes genéticos que vão possibilitar a identificação de machos e fêmeas, que é uma das maiores dificuldades na criação supervisionada dessa espécie, pois eles não possuem diferenças estruturais.

O pirarucu atualmente tem sua sobrevivência ameaçada pelo interesse comercial que gera a consequente pesca excessiva na Amazônia. Diante disso, sua comercialização só é permitida legalmente quando originária da criação em viveiros ou por meio de manejo participativo, ressaltando a importância do estudo.

Os resultados do trabalho foram descritos em artigo publicado no periódico Genome Biology and Evolution, da universidade de Oxford, além de ter sido tema de reportagem do jornal Folha de São Paulo:

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/10/genoma-do-pirarucu-e-desvendado-e-pode-ajudar-a-conter-venda-ilegal-do-bicho.shtml

Previous Post Next Post